...Gil.Photo: Não sei o que pensar e nem o que dizer, só nos sobrou do amor a falta que ficou...
...Gil.Photo: Os que jamais foram feridos por amor, não poderão nunca dizer: "Vivi". Porque não viveram.
...Gil.Photo: Aqui está minha vida. Esta areia tão clara com desenhos de andar dedicados ao vento.
...Gil.Photo: É preciso não esquecer nada: nem a torneira aberta nem o fogo aceso, nem o sorriso para os infelizes, nem a oração de cada instante.
...Gil.Photo: Permite que eu volte o meu rosto para um céu maior que este mundo, e aprenda a ser dócil no sonho como as estrelas no seu rumo.
...Gil.Photo: Use sua energia para cuidar e conservar o chão que acolhe seus passos./ Use your energy to care for and maintain the ground that their hosts steps.
...Gil.Photo: Virei-me sobre a minha própria existência, e contemplei-a. Minha virtude era esta errância por mares contraditórios, e este abandono para além da felicidade e da beleza.
...Gil.Photo: De tudo que há na terra não há nada em lugar nenhum que vá crescer sem você chegar.
...Gil.Photo: Quando o segundo sol chegar para realinhar as órbitas dos planetas, derrubando com assombro exemplar, o que os astrônomos diriam se tratar de um outro cometa...
...Gil.Photo: Numa cidade tudo é transitar. De um lado a outro, por cima e por baixo, entre sinais, nos ares e nas águas, entre malhas de horários.
...Gil.Photo: A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa, como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo.
...Gil.Photo: A todo ser humano foram concedidas duas maneiras de agir: a ação e a contemplação. Ambas levam ao mesmo lugar.
...Gil.Photo: Eu só queria te contar que eu fui lá fora e vi dois sóis num dia e a vida que ardia sem explicação...
...Gil.Photo: A quem pertence a foto? Ao sujeito fotografado? Ao fotografo? A própria paisagem não passa de uma espécie de empréstimo feito junto ao proprietário do terreno?
...Gil.Photo: A pessoa, o lugar, o objeto estão expostos e escondidos, ao mesmo tempo só a luz, e dois olhos não são bastantes para captar o que se oculta no rápido florir de um gesto.
...Gil.Photo: Castelos nascem do sonho!!!
...Gil.Photo: O fato de, em certas ocasiões, se tirar fotografias de forma relativamente irrefletida, promiscua, ou auto-destrutiva, não diminui o caráter didático do ato de fotografar como um todo.
...Gil.Photo: A subseqüente industrialização da tecnologia da câmara apenas concretizou uma promessa inerente a fotografia, desde seus primórdios, a democratização de todas as experiências através de sua tradução em imagens.
...Gil.Photo: Apesar de concluído o evento, a fotografia ainda existira, conferindo àquele uma espécie de imortalidade (e importância) de que jamais gozaria de outro modo.
...Gil.Photo: Embora num certo sentido a câmara efetivamente capte a realidade, e faça mais do que apenas interpretala, a fotografia constitui uma interpretação do mundo, da mesma maneira que a pintura ou o desenho.
...Gil.Photo: Ao decidir como deverá ser uma fotografia, e preferir determinado grau de exposição em vez de outro, o fotografo passa a impor a seus temas constantes padrões.
...Gil.Photo: A quem pertence à foto? Ao sujeito fotografado? Ao fotografo? A própria paisagem não passa de uma espécie de empréstimo feito junto ao proprietário do terreno?
...Gil.Photo: Olhado de uma nave espacial, eis o planeta como tela abstrata ou escultura móvel a girar: manchas de cor na passagem solar, na espessa noite as luminosidades das vidas agrupadas em galáxias.
...Gil.Photo: Enumerar as diferentes razões que temos para nos interessarmos por uma foto; podemos: seja desejar o objeto, a paisagem, o corpo que ela representa.
...Gil.Photo: Certos espíritos dificilmente admitem que uma coisa simples possa ser bela, e menos ainda que uma coisa bela é necessariamente simples
...Gil.Photo: Em um primeiro tempo, a fotografia, para surpreender, fotografa o notável; mas logo, por uma inversão conhecida, ela decreta notável aquilo que ela fotografa. O “não importa o que” se torna então o ponto mais sofisticado do valor.
...Gil.Photo: Como toda manifestação artística de massa, ela não é praticada pela maioria das pessoas como arte. É sobretudo rito social, defesa contra a ansiedade e instrumento de poder.
...Gil.Photo: O que a sociedade faz de minha foto? O que ela lê nela? De qualquer modo, há tantas leituras de uma mesma face.
...Gil.Photo: Precisamente por lapidar e cristalizar determinado instante, toda fotografia testemunha a dissolução inexorável do tempo.
...Gil.Photo: Redescobrir todos os dias que a beleza está mesmo em nossos olhos, e não nos objetos, é um privilégio. É um privilégio ser fotografo.